domingo, 8 de julho de 2012

Resenha 


Título Nacional: O Último Lobisomem

Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 336 páginas
Editora: Record
Tradutor: Marcelo Schild

Jacob, ou Jake para aqueles que conseguiram sobreviver e são seus amigos, é o último de sua espécie. A WOOCOP (World Organization for the Control os Occult Phenomena - Organização Mundial Para Controle de Fenômenos Ocultos) tem como objetivo caçar e matar tudo aquilo que não é humano e que, segundo eles, apresenta perigo para a sociedade. Após anos de luta, finalmente sobrou apenas um lobisomem e é ai que Jake e Grainer, principal caçador da WOOCOP, começam uma dança mortal.

Duncan inovou em seu livro. Ao contrario de muito autores que exploram o lado gentil e romântico dos lobisomens, transformando-os em cachorrinhos e não lobos, ele fez com que Jake demonstrasse um amor mais animal e selvagem, sim temos o lado romântico, mas sabemos que a besta está sempre à espreita, esperando a minima brecha em sua mente para poder sair.

Os personagens, principalmente Harley, são muto bem construídos. O desenvolver de cada um deles é apresentado de maneira diferente do usual. Glen não pega um personagem novo e mostra seu desenvolvimento gradativo, muito pelo contrário, ele pega o personagem pronto e aos poucos vai mostrando seu passado e suas provações até chegarmos nessas pessoas que hoje possuem mais bagagem (emocional) que um aeroporto.

A narrativa peca apenas por dois motivos. O primeiro deles é o excesso de devaneios por parte de Jake que, por mais que tenha 201 anos e já esteja cansado da vida, deixa a leitura um pouco mais lenta que o normal. O segundo é o linguajar utilizado, fazendo com que essa obra seja destinada para um publico mais adulto.

Recomendo esse livro para quem está com vontade de adentrar em uma aventura diabolicamente prazerosa com um lobisomem irônico e MUITO sarcástico. Mas esteja preparado já que os personagens são muito mais do que aparentam ser e a fera está aguardando a chegada da próxima lua cheia.

Com um estilo narrativo diferente do que temos no mercado atual, Glen Duncan conseguiu expor o real lado primitivo de um lobisomem. Nada de amigos bonzinhos que dormem com as namoradas dos vampiros/fadas/vaga-lumes, mas sim, um animal sedento por sangue, sexo, cigarros e uma boa dose de Whisky puro malte.

OBS: Relembrando que se trata de um livro um tanto quanto adulto, então podem se surpreender ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário