terça-feira, 28 de maio de 2013

[RESENHA #49°] O arquiteto do esquecimento

Meus lindos, saudades de vocês *o*
Trouxe hoje a resenha de como vocês já viram no titulo, e vamos lá.

O arquiteto do esquecimento





A história conta sobre Doran Visich um polonês calejado pelo sofrimento da guerra alemã.

O livro começa com personagem principal com 66 anos, descrevendo resumidamente, que ninguém mais do que ele soube o que era sofrimento. Olhem esse trecho.

 '' Chorar é tornar menor a profundidade do sofrimento ''Talvez o autor Willian Sheakspeare não entendesse realmente o que era sofrimento.Talvez ninguém, além dele mesmo, Doran Visich, soubesse de verdade o que era sofrimento. Duvidava que alguém já houvesse sentido na alma a mesma dor que lhe fez escorrerem pela face lágrimas com uma angústia  tão grande. Doran Visich conhecerá o sofrimento em sua mais profunda concepção e sabia que nenhuma lágrima conseguiria atenuar o seu sofrer. As lágrimas não eram o remédio de que ele precisava. 

Página 10 trecho retirado do livro O arquiteto do esquecimento, segunda página da introdução!


Não é spoiller algum afirmar que ele tomou uma droga da qual só vai explicar bem depois da metade do livro. Depois passado essa introdução o autor insere no livro a primeira parte GORDA I, calma gente não é bullying!  Conta a infância de Doran, com sua família e a pessoa que ele mais ama, Sua irmã Constantine. Descreve todas as peripécias do garoto e de como ele era inteligente apesar de tão pequeno. Sempre curioso. Apelidava carinhosamente sua irmãzinha três anos mais nova de, Gorda. Constantine, era ligada ao irmão, mais do que o outro. Mas numa briguinha de irmãos Constantine acaba se machucando e ficando com problemas para andar, andava, mas com bastante dificuldade. Doran sempre se culpava que isso tivesse acontecido com ela por causa dele. Após relatos e mais relatos, de toda sua infância entramos na parte que Doran encontra mais um sofrimento para sua vida, após carregar esse fardo de que a culpa era dele. Os nazistas querem destruir todos os judeus, sendo Judeu e polonês, destroem toda sua cidade, mas a mãe que morreu dele, conseguiu deixar Constantine em cima de uma arvore, apos desencontros Doran, avistou sua irmã ali em cima, deixando-lhe provisões. Foi capturado pelos nazistas e sentiu mais uma vez a dor de ter abandonado sua irmã. Forçado a trabalhar para os alemães, frios e sanguinários, as vezes era alvo de divertimento, onde a diversão era lhe machuca-lo. Sentiu mais sede do que fome. Essa foi mais uma marca que lhe foi deixada, arduamente sendo torturado e forçado. Com vinte dois anos, quase no fim dessa guerra entra numa fábrica, onde conhece o Senhor Gunther, que se tornará uma pessoa excepcional para ele, aprenderá muitas coisas lá, inclusive começa a desenvolver o gosto pela quimica, porém mais uma vez tornará a sentir uma dor, por este personagem. Depois de muitos acontecimentos finalmente acaba e ele vai para Viena, onde conhecerá sua futura esposa que terá que salva-la de vários conflitos e tal, onde vai ser ai que vai ser desenvolvida a droga( remédio ) do esquecimento, por causa disso há conflitos e guerras. Chegando no fim do livro ele está com 100 e lá vai, e sua filha que teve com essa menina que citei em Viena, que se chama também Constantine, e conta coisas que vão te emocionar. Por exemplo eu nego dizendo que eu chorei no fim do livro u.u ( eu chorei gente isouaioduas)


O livro é cheio de emoções, e tem uma história realmente muito boa. Porém, em minha opinão tem um defeito. O excesso de detalhes, deixam o livro com uma leitura dificil, e bastante cansativa. Se vocês me perguntarem qual palavra aparece mais no livro, eu respondo para vocês : Semblante. Isso me deixou um pouquinho chateada por que eu li outro livro do autor, onde era bem mais gostoso de se ler, então eu esperava bem mais desse livro por ser um Best-Seller. História e Narração (+2,0) Como a história poderia ser menos cheia de detalhes, que tornaram a leitura cansativa (-1,0)   A diagramação do livro é perfeita completamente linda. A revisão impecável, aos meus olhos não vi nenhum erro assim na cara.. A capa também é muito linda e tem muito haver com o livro.
Diagramação  (+0,5)  Revisão (+1,0)  Capa ( +0,5)  Totalizando Totalizando 4 cubinhos *-* perdendo apenas pelo excesso de detalhes..

Um comentário:

  1. Meu deus, a história parece ser tão linda que dá vontade de sair correndo pra achar esse livro *o* pena que como tu disse a leitura possa ser cansativa pelo excesso de detalhes :(

    ResponderExcluir