quarta-feira, 10 de julho de 2013

[RESENHA #54°] Rio 2054- Filhos da revolução

Rio 2054 
Filhos da revolução
Jorge Lourenço



Uma distopia futurística - Cyber Punk que vai fazer com que você não largue o livro!






CARA, QUE LIVRO.



Antes de mais nada, quero parabenizar ao autor por uma obra impecável e de respeito. São poucos os livros que a Editora Novo Século em seu selo Novos Talentos, que NÃO trazem erros. Jorge Lourenço dançou pelas palavras com maestria.
E devo acrescentar que a cada parte nova que ele colocava no livro eu ficava tipo '' Tá, ele vai saber desenrolar isso? o-o '' porque ele explica um trecho que faltava para se encaixar no livro, mas nesse mesmo trecho ele consegue criar outro. Como assim? O autor dá um elemento de suspense no livro, do qual a gente acha que isso vai passar a história toda falando sobre isso... Mas não! Ele chega nessa parte e cria algo novo.

Como já se pode ler no título do livro, o autor faz a nossa honra de ambientar tudo no Rio de Janeiro, onde houve uma violenta guerra civil no centro da cidade, resultando o nome de uma parte da cidade nomeada de Escombros. Nesses Escombros vive o Miguel, um cara super na dele que luta por seus ideias. Ele ajuda o Nicolas que foi aprendendo de um tudo um pouco sobre medicina e o trabalho do Miguel com o Nicolas, é que ele se arrisca para ir até o centro da cidade buscar peças mecânicas de pessoas ( próteses). Na história contamos com Nina, ex-namorada do Miguel, que trará grandes problemas para ele. Também terá a Alice, que apesar de não demorar a aparecer +/-1/3 do livro ela já aparece, eu não vou falar muito dela, porque pode trazer spoiler *o*. Ela se tornou uma das minhas personagens favoritas junto com a ''vilã''.
Como eu disse, os Escombros é apenas uma parte do Rio, a outra é chamada de Luzes. As Luzes nada mais é que digamos '' a parte rica (RYCA)'' do Rio, onde a ganância rola solta.

Miguel entrará de cabeça em um grupo de motoqueiros para salvar não só a vida de uma androide, mas para salvar também todo o Rio de Janeiro. A antagonista -  Angra. que é a ''vilã'' da história, aborda muito mais que aparenta. De inicio, você sente que começará a ter raiva dela, mas após a ida do Miguel pela segunda vez ao Oráculo, você começa a sentir esse sentimento mudando.

Dentre outros muitos personagens nos livros e muitos momentos marcantes, o tema Distopia Futurística, aborda algo que não está muito longe da nossa realidade. Tem uma cena bem marcante que a Alice conversa com um dos amigos do Miguel na qual ela diz mais ou menos assim '' A Nina me irrita, não entendo como um ser humano pode ser tão egoísta e mesquinho, acho que desgosto dela.'' Então o amigo rir e apenas diz '' Olá ciúmes'' 

Se eu pudesse resumir os ''sentimentos'' da maioria das pessoas tanto das Luzes como Escombros é bem fácil.  A maioria são Mesquinhas e egoístas e o pior de tudo, só pensam em dinheiro e como podem '' ferrar'' o outro.

Gente, tem tanta coisa que eu gostaria de contar para vocês do livro e eu fico aqui, se eu falar daquela mulher lá, eu vou soltar um spoiler, porque logo depois vai surgir outra ideia que vai ser baseada nessa ideia.
O livro é um quebra-cabeças que faz o leitor pensar. Não dá o peixe, ensina a pescar.

Sem falar que a diagramação é muito massa, a capa retrata bem o livro e o nome '' Os filhos da revolução'' faz jus ao tema tratado no livro (OMG EU GOSTARIA DE FALAR SOBRE).

É tanta informação que minha cabeça ainda está... digerindo as ideias e é o tipo de livro que te deixa de ressaca.

Nota? vocês ainda perguntam? 5 cubinhos mas ora!

Recomendo que o quanto antes vocês leiam, pois é um livro fantástico sobre Cyber Punk. 

Rebeca o que é Cyber Punk?  - Gente eu confesso que não sabia o que era isso até ler o livro. Então como eu deve existir mais gente que não conhece.

Vamos lá:  Cyberpunk é um subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida" ("High tech, Low life") e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social

É... O livro se encaixa bem não? 

Beijos,


Rebeca Vasques


Sobre o autor: '' Jornalista e fã de ficção científica, JORGE LOURENÇO já escreveu para o Jornal dos Sports, UOL e assinou a tradicional coluna de política do Jornal do Brasil, o Informe JB. Nascido e criado no Morro do Andaraí, cresceu com insônia e assistiu (até demais) a filmes de ficção científica no Corujão, quando Tv a cabo não era tão acessível e a internet engatinhava. Fã de Gabriel García Márquez, Haruki Murakami, games e mangás, não conseguiu se controlar; Um dia, decidiu que precisava escrever um livro.'' ..  O que resultou Rio 2054!

74 comentários:

  1. Uma resenha realmente boa, me deu vontade de ler o livro. Com certeza eu lerei :)Pelos seus comentários de que a obra é impecável :)

    ResponderExcluir
  2. Conheci o livro pela resenha, e realmente me interessei em ler. Obs.: que bom que explicou o que é Cyberpunk, eu não fazia ideia, rsrsrs!
    Beijos e parabéns pela resenha, está excelente!
    Eleonor
    www.eleonorhertzog.com.br

    ResponderExcluir
  3. caraca parece ser muito bom mesmo *o* eu amo distopia e seria maravilhoso ser uma distopia que se passa no meu pais :) espero ganhar ^^

    ResponderExcluir
  4. Só pela resenha, já fiquei louco pra ler o livro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Li outro livro distópico ambientado no Rio de Janeiro, Os Reis do Rio - Rafael Lima. Gostei muito da sinopse e da resenha. Vale a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Só pela bela resenha feita, amei de montão o livro, fiquei com uma enorme vontade de lé-lo, u.u. Eu queroo"!!!! Parabéns pela resenha... Perfect :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro distopias. Essa que se passa no Brasil, deve ser ótima!
    Ansiosa pela leitura!

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa para ler o livro.
    Só pela resenha maravilhosamente escrita já senti uma enorme vontade de ler o livro.
    Passei pra comentar, dizer o quanto adoro o seu blog e pedir pra você dar uma passadinha no meu que acabou de sair do forno.
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi o livro senti uma enorme vontade de lê-lo, ainda mais quando vejo tantas e tantas resenhas ótimas sobre ele, só sinto mais vontade. É mais um que com certeza eu lerei.
    A resenha está ótima ;)

    ResponderExcluir
  10. Parece realmente muito bom é realmente uma ficção não muito distante da nossa realidade, os conflitos entre classes sociais, exatamente como ocorre no mundo real. Eu quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  11. Me interessei pela história, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante a história, pretendo ler...

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante do tema distópia,tenho vários livros sobre esse tema e també já criei algumas fanfics sobre esse tema,fiquei bastante interessada para ler esse livro vai entrar para a minha lista

    ResponderExcluir
  14. Mais um na minha lista de desejados... Fazia tempo que uma destopia não me atraia tanto quanto essa...

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro (completo), ele parece ser fantástico, já li o primeiro capítulo e confesso que quis mais, mas não tinha =(

    ResponderExcluir
  16. Resenha fantástica, realmente muito interessante e instigante, a vontade de ler só aumentou!

    ResponderExcluir
  17. Quero ler este livro, a resenha incrível só ampliou o meu desejo de ler este livro!!!!

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro e com essa ótima resenha a vontade só aumentou!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, fiquei até sem fôlego só de ler a resenha. Parece-me que o autor está prevendo o que pode acontecer em breve. Estou super ansiosa e curiosa para ler este livro. Está na minha lista de desejados. Parabéns, Jorge Lourenço. E parabéns pela resenha, Rebeca Vasques.

    ResponderExcluir
  20. A cada dia a mais escritores brasileiros entram na minha lista de livro para comprar e eu vou colocar esse bem no topo.

    ResponderExcluir
  21. Anos atrás nunca achei que escritores nacionais iriam entrar para minhas metas, a não ser é, claro, os grandes clássicos da literatura nacional.
    Hoje em dia, tenho a plena certeza de que a qualidade literária brasileira cresceu muito. A partir de hoje, esse livro faz parte da minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
  22. Eba, o livro parece ser muito interessante e ainda mais por se passar por aqui, fico pensando em como o autor construíu a história, ansiosa pra ler!!

    ResponderExcluir
  23. Pela resenha parece mesmo que o livro é ótimo, fiquei muito interessada em ler!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, parece ser um ótimo livro... É nacional... AMEI! Só espero não me arrepender de colocar ele no Skoob! HAHHAHAHA, *o*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Amei, pela resenha dá já aquela curiosidade de ler o livro, rs.
    E é nacional, o que mostra que o Brasil também sabe escrever bem...

    Beijos'

    ResponderExcluir
  26. Impossivel não se encantar pelo livro depois de ler essa resenha. Esse livro serve de inspiração para novos autores brasileiros, como eu. É sim capaz de um autor jovem e brasileiro produzir um livro de categoria semelhante a mundial. Parabéns ao autor e ao resenhista!

    ResponderExcluir
  27. Só pela resenha eu fiquei com muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  28. Eu já li algumas resenhas e comentários sobre esse livro e gostei muito. Agora lendo sua resenha fiquei com mais vontade de ler e espero fazer isso em breve. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  29. Depois de ver essa resenha , estou louco pra ler esse livro . Depois vou comprá-lo .

    ResponderExcluir
  30. Se o livro relatar a metade do que foi falado nessa resenha...
    Super ansioso para ler!!!
    Obs: Olha que eu nem sou tão fã desse estilo, mas o seu entusiasmo ao falar dele me fez ficar com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  31. Já estava com vontade de ler esse livro, por causa da temática futurista e pelo que entendi sobre o foco principal sobre a revolução e tal, a ambientação numa cidade brasileira, com tudo pra ser uma obra excelente. Agora, depois desses elogios e dessa descrição, fiquei mais curioso ainda!

    O livro deve ser bem interessante!
    A resenha ficou legal! E gostei também, pois, assim como eu, você não gosta de colocar spoilers! Hehehe


    Visite:
    http://reminiscencialobo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. *O* Recentemente estou vendo que livros nacionais estão ficando bem melhores!Antes, apenas eram os livros americanos e tal, mas estou vendo O Encantador de Flechas, Cisne e agora me vem Rio 2054! Amei a resenha, estou super curioso!Além disso, sou super interessado em distopia, e super gostaria de ver como é Cyber-Punk!
    Parabéns pela resenha!

    leresenhas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha...
    Quero muito ler esse livro !! :-)

    ResponderExcluir
  34. Essas distopias futurísticas sempre me interessam muito! Vários fatos de livros desse gênero me deixam curiosa em relação ao futuro que teremos de verdade. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  35. Adoro histórias futurísticas e ainda mais se passando aqui no Brasil, parece ser muito bom, principalmente pela resenha e fiquei com bastante vontade ler.

    ResponderExcluir
  36. Parece ser um livro maravilhoso
    Preciso dele pra ontem *-*

    ResponderExcluir
  37. Esse livro parece ser a melhor coisa do mundo.

    ResponderExcluir
  38. super a fim de ler, afinal essa resenha... uau!

    ResponderExcluir
  39. sensacional, se não ganhar certamente irei comprar para ler...

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. A capa já desperta a curiosidade e a vontade de ler, mas essa resenha deixou a vontade ainda maior, sem sombra de dúvidas vou der que ler esse livro, o resto da história deve ser muito boa!

    ResponderExcluir
  42. Pela resenha, essa história parece ser very very cool *-*
    Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Depois de uma resenha dessas não tem como não querer ler o livro. Com a minha sorte, com certeza não ganharei a promoção :c Coloquei esse livro na minha lista de 'Livros para ler'. BORA LER.

    ResponderExcluir
  45. Realmente parece um bom livro,gosto quando o personagem principal não é o mais afortunado da historia, e o fato de te fazer encaixar as peças,não te dar as coisas de bandeja(De certa forma até criando um suspense)atrai interesse,curiosidade.Sem contar com o fato de te envolver num ótimo assunto e de pois descarta-lo isso mostra que tem coisas muito melhor por vir.
    Enfim cara com é impossível ler essa resenha e não querer ler o livro.

    ResponderExcluir
  46. Já estava com muita vontade de comprar esse livro por ter uma visão não muito distante da nossa realidade com uma temática totalmente futurística! Agora chego e leio essa resenha totalmente perfeita, me dá mais vontade ainda de lê-lo!!

    ResponderExcluir
  47. cara perfeito, demais, to ansioso pra ler !!

    ResponderExcluir
  48. Fiquei com muita vontade de ler. espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  49. Deu uma vontade de ler, parece ser super interessante. Com a resenha então deixou a desejar mais ainda.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Esse livro deve ser incrível! O fato de se passar no Brasil já é bastante convidativo para ler, amei a resenha e estou louca para ler!

    ResponderExcluir
  52. loool fiquei curiosa! parece muiiito bom! curiosa curiosa!!!

    ResponderExcluir
  53. nossa tenho q ler esse livro!!!Já me deixou curioso na descrição de como o autor escreve,e depois na resenha,me deixou louco!!!Como todos fiquei muito curioso!!

    ResponderExcluir
  54. Adorei a sua resenha, Rebeca! Muito descontraída.. e ah, obrigada por não soltar spoiler, ninguém merece meeeesmo rsrs'

    Fiquei hiper, mega e super curiosa para ler esse livro, por nunca ter lido nada do gênero e por ser ambientado em nosso país =)

    Bjs!
    Blog Geek & Pop

    ResponderExcluir
  55. Deve ser o maximo... to louca pra ler

    ResponderExcluir
  56. Deve ser o maximo... to louca pra ler

    ResponderExcluir
  57. Esse e aquele tipo de livro que voce se apaixona pela capa le a resenha e fica com a necessidade de ler o livro...Doida pra ler :D

    ResponderExcluir
  58. Esse e aquele tipo de livro que voce se apaixona pela capa le a resenha e fica com a necessidade de ler o livro...Doida pra ler :D

    ResponderExcluir
  59. Caraca só o Jorge Lourenço pra criar uma obra tão incrivel e espetacular como essa, esse com certeza vai ser um dos melhores livros do ano, ancioso pra ler essa obra fantastica.

    ResponderExcluir
  60. Conheci o livro pela resenha, e realmente me interessei em ler,que bom que explicou o que é Cyberpunk, eu não sabia, rs'
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  61. É notória a guerra civil no Rio de Janeiro, seja no universo fictício ou real, haja visto até mesmo a polícia de pacificação travar essa guerra e as milícias não terem sido extintas...

    Uma otima resenha de um ótimo livro, que vale a pena ler

    ResponderExcluir
  62. Já conhecia o livro e até participei de outra promoção mas acabei não sendo sorteada. Lembro, que na época em que li a primeira resenha ocorreram no Brasil as manifestações contra o governo Dilma e fiquei super empolgada com o livro não sei se motivada pelas passeatas ou pelo enredo nele que ele transmite ao leitor uma certa vontade de revolução apesar de que no livro a história é totalmente futurística. Enfim, acho que o autor brasileiro tem sim que explorar isso que no nosso país tem como a garra e a força de querer mudar e buscar algo novo para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  63. A resenha é simplismente versadeira sobre a realidade do Brasil... Quero ganhar...

    ResponderExcluir
  64. Achei interessante o livro , uma história futurista.

    ResponderExcluir
  65. Adorei! Ainda mais por o espaço ser o Brasil!! Deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  66. Que interessante, uma distopia escrita por um brasileiro e que se passa no Brasil. Mais uma vez, Rebeca, me deixastes intrigado com mais um livro resenhado, não sei se são as resenhas ou os livros, ou, a junção dos dois que fazem com que eu sinta desejo em ler livros que, de primeira vista, não despertam em mim tal desejo. Parabéns :)

    ResponderExcluir