sábado, 22 de junho de 2013

Entrevista com Renan Carvalho

Hey galera,

Porque você sumiu Rebeca? :( oh gente desculpa, eu estava super vidrada em ver todas as informações sobre a manifestação em todos os lugares, inclusive eu fui participar também ontem (20/06/13) aqui em Recife, que foi um movimento lindo, do qual a PM, pernambucana estava de parabéns, e pelo que eu soube, não só a daqui mas a de João Pessoa também. Mas agora, eu pretendo voltar a ativa e com tudo para o blog, agora eu só tenho 4 livros de parceria para ler, que eu espero ( tomara que eu consiga ) terminar antes de fim do mês!!! Mas voltando ao foco, vamos para a Entrevista com o Renan Carvalho do livro 


Supernova- O encantador de flechas.




Em uma entrevista você afirma: '' Hunger Games, lhe deu uma certa inspiração'', a forma que a autora escreve o livro e separa em partes, fizeram parte dessa inspiração para o seu livro?


Sem dúvidas Hunger Games foi uma das inspirações. Mas isso ocorreu na forma como a autora narra o livro. A narração em primeira pessoa, no presente, a agilidade da trama.

A separação em partes acabou sendo mais uma coincidência. Ela separa em partes para dividir o livro em momentos específicos da história. A minha separação acaba sendo também para melhor dividir os narradores da trama.




Há muitos comentários, principalmente no grupo ( link) que Acigam, é mágica ao contrário. Você afirma que tinha essa intenção?


Acigam é um lugar onde a magia é proibida. O nome da cidade acaba sendo uma referência a isso. Não apenas pelo fato da proibição, mas por todo o plano de fundo da história. A magia está presente em tudo no mundo de Supernova, mesmo em lugares onde ela não pode ser praticada. A aceitação dela, a utilidade dela, o que é certo e o que é errado, tudo depende do ponto de vista. Até mesmo a leitura de um nome.




Uma pergunta pessoal: Você é meio desligado igual ao Leran?


Essa é uma característica legal desse personagem. Ele diz que as pessoas o consideram desligado, mas na verdade Leran é um ótimo observador. Às vezes quando alguém está concentrado, observando e pensando, outras pessoas podem achar que ele está no "mundo da lua", desligado de tudo ao seu redor. Mas nem sempre é verdade. É apenas uma forma diferente de interagir com o que está à nossa volta. E nesse caso, sim, posso me considerar parecido com o Leran. Também sou observador. Mas as semelhanças param por aí, hehe.




As matérias que inspiraram uma grande parte do livro (além de um grande embasamento) foram, química e biologia. Considera ambas, ou alguma delas sua favorita?


No colégio eu gostava das duas. Mas bio era preferida. Animais, evolução, DNA. Gostava de aprender sobre tudo isso. 



Por que o primeiro capítulo foi inspirado na capa ( ou visse versa )? Se não fosse o primeiro capítulo, qual cena gostaria de relatar na primeira capa?


A capa foi inspirada no primeiro capítulo. Queria passar ao leitor uma amostra do que o livro estava por trazer. Aquela cena é o estopim de toda a aventura pela qual o personagem vai passar, é a quebra do status quo que existe na clássica jornada do herói. A partir dali Leran não pode mais ficar inerte.



Caso eu tivesse que escolher outra capa, optaria por algum símbolo. Como cena, apenas essa faria sentido.




Como foi na construção dos personagens ? Foi algo complexo? Gostoso de bolar ? Eles se tornaram seus amigos '' literários '' após o fim?


Meus personagens vivem comigo o tempo todo. Dormem no mesmo quarto, sentam ao lado no carro enquanto dirijo. Muitos deles cresceram comigo. Foram amadurecendo até ficarem prontos para contar suas histórias. Essa é a parte do livro mais gostosa de fazer, sem dúvidas. Amo criar personagens. Adoro psicologia, entender de comportamentos e outras coisas que movem a ação de um ser humano. Por isso busco sempre entregar personagens complexos, que tenham defeitos e qualidades, que são falíveis, que erram e que precisam lidar com as consequências de seus próprios atos.




Você tem uma irmã igual a Luana, ou sempre desejou ter uma na qual pudesse proteger? Teria ciúmes igual ao Leran dela?


Eu tenho dois irmãos mais novos. Não tenho ciúmes deles e acho que eu não teria se tivesse uma irmã. Mas não dá pra saber né. Deve ser diferente. Essa relação que o Leran tem com o Lua foi baseada em amigos que tive durante a infância. E acho que isso se agrava na situação do Le por ele ter perdido o pai cedo e ter herdado a posição de "homem da casa". Ele acaba se sentindo o responsável pela família toda.




Da onde surgiu a inspiração para criar todo conteúdo sobre as energias do livro?


De diversos lugares. Primeiramente das clássicas histórias que contém elementos naturais e magia. Depois dos jogos de RPG e video games. Por fim, fiz uma pesquisa em estudos e teorias sobre energias, tanto religiosas quanto científicas.




Se pudesse escolher, qual seria seu tipo de magia? E qual personagem é seu favorito?


Eu gosto muito da habilidade dos ilusionistas e ainda dos manipuladores de mente (esse segundo será melhor explorado no segundo livro. hehehe suspense).



Agora pedir para escolher entre um personagem é o mesmo que pedir a uma mãe para escolher entre um filho. Não consigo. Todos são importantes pra mim. Eles existem para cumprir uma função na história e sem qualquer um deles, Supernova não seria a mesma coisa.




Uma das cenas engraçadas no livro, é quando eles estão sendo perseguidos pelo governo e se escondem num lugar onde tem ratos e etc. Leran estava com Judra e a irmã e passa ratos.. Eu simplesmente parei de ler para passar horas rindo. Como foi na hora de criar cenas descontraídas feito essa ?


Eu gosto de cenas engraçadas. Tento colocá-las sempre que posso. Isso quebra um pouco da tensão e também aproxima o leitor dos personagens. Todo mundo gosta de ver pessoas passando por situações inusitadas. E confesso que eu também me divirto e dou risada escrevendo essas partes, assim como sofro com as partes duras do livro.




Eu quero fazer essa pergunta, sem soltar muitos spoilers, então apenas quem leu vai entender. Uma hora surge o significado de ambos os nomes descritos na capa, tanto Supernova como O encantador de flechas. Antes de escrever o livro e começar a ter essa ideia, já tinha isso como base, ou isso mudou de uma hora para outra? Em relação a Supernova, vamos ter mais ideias dela no próximo livro?


Tudo isso já estava pensado. O nome da série é importante para o entendimento de como esse mundo funciona e o nome do livro é uma referência ao personagem principal, que deve amadurecer a ponto de ficar forte o suficiente para entrar na luta.



Todos os outros volumes vão continuar abordando o tema Supernova, revelando aos poucos mais motivos para a escolha do nome.




Existem livros que tornam os personagens bem pretensiosos... O Leran e a Luana, por terem que crescer rápido, quase se tornaram assim, porém você conseguiu segurar bem as pontas e desenrolou bem o crescimento do garoto aos poucos, principalmente quando ele estava no covil. Como foi fazer o Leran e a Luana ter esse crescimento?


É algo necessário. Se o personagem já aparecesse forte no começo da história, o leitor poderia se perguntar por que leria o livro até o final. Passar por dificuldades não faz sentido quando se é um ser poderoso demais.



Desculpem os fãs de Superman, ok? Mas é assim que eu me sinto quando assisto ou leio qualquer coisa do homem de ferro. Ele é forte demais, poderoso demais. Não faz sentido passar por muitas das dificuldades que ele passa em seus filmes e HQs...



Prefiro heróis como o Batman, que evoluem, que se superam, que têm o que aprender.



Novamente é a jornada do herói. Pense em um Luke Skywalker como um Jedi mega poderoso no começo do episódio 4. Pensou? Ok... Você acha que algum dos outros filmes seria necessário? Ele poderia vencer o Darth Vader logo no começo da história e a república estaria salva, hehe






Como foi escrever uma parte do livro, na visão feminina ?


Desafiador, hehe. Passei o texto para diversas amigas verem se fazia sentido. A cabeça feminina é complicada para o homem. Acreditem! Mas no final gostei muito do resultado e essa parte se tornou uma das minhas favoritas.




Para fechar nossa entrevista, você pode contar mais para quem não leu o livro e para quem quer ler, ou até matar uma ponta de dúvida do segundo livro, nos conte sobre a criação dos personagens Estrelas e como surgiu essa ideia! E responda para gente se esse assunto promete ser um grande alvo no segundo livro ou se vai ser secundário?


As Estrelas são personagens que coloquei no livro para brincar um pouco com aquela ideia do "THE CHOSEN ONE". Geralmente as histórias trazem um personagem mais forte, quase sempre o protagonista, que é o escolhido (por algum tipo de profecia, destino ou coisa semelhante) e deve vencer o mal...

Em Supernova existem seres mais poderosos, mas eles sempre existiram na história (quem leu o primeiro livro sabe). Estão no mundo por uma necessidade natural e nenhum deles é o protagonista. Não existe um que seja mais forte do que o outro. E também são humanos, ou seja: tem ambições, cometem erros, amam, odeiam.

Nos próximos livros esses personagens se tornarão mais importantes, mas dividirão espaço com outros temas  e personagens também relevantes para a história.

Confiram a resenha (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário