sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[RESENHA #62°] As flores do Ruanda

As flores do Ruanda
Adelson Costa


Em 1° de outubro de 1990 ao dia 4 de agosto de 1993

Culturalmente no Ruanda Tutsis e Hutus eram iguais por terem a mesma língua. Porém os Belgas chegaram ao Ruanda e viu que fisicamente eles eram diferentes, em Kigali foi iniciada as primeiras perseguições contra Tutsis e Hutus que era a oposição do Ruanda. As flores do Ruanda.

Foi espalhado pelas rádios que os membros Hutus a matarem os ''Responsáveis natural'' daquele atentado. O ódio resultou na interahawe significa ''aqueles que atacam junto'', em mais ou menos 3 meses a violencia tomou conta do Ruanda, dois milhoes de pessoas se refugiaram no Congo, porém os problemas étnicos continuaram. Houve então, uma intervenção humanitária que fracassou.

Em As flores do Ruanda, Adelson narra e dá vida aos personagens dessa guerra civil para contar esta história baseada em fatos reais.

Criou o Padre Jumpe que apesar de ser um bom padre pega os Twas (etnia mais pobre) para que ele ganhe algum dinheiro em ervas, flores e plantas.
Para mim ele é um pilantra. O Dr. Mike que, apesar de mulherengo é uma boa pessoa sempre ajudando a doutora Isabelle.

Essa personagem meus queridos, me cativou. Cuidando sempre dos Twas, e defendendo com unhas e dentes.

''Com o tempo, percebi que o Padre Jumpe, descobrira um meio pouco ortodozo de angariar dinheiro, apoderando-se dos conhecimentos de Mukono e Domitilla, sua mulher Twa acerca das ervas coletadas nas florestas do Ruanda''

A forma apesar de complexa e repleta de detalhes por vezes longa, é muito bem escrito, eu, particularmente não encontrei erros!
A descrição transforma a história mais fácil de ente der, narração e história leva 3 cubinhos e a capa não chama muito atenção, a diagramação foi bem preparada sempre havendo ressaltas mostrando as diferenças no texto, o livro no leva total 4 cubinhos.

Beijos e até a próxima.

Rebeca Vasques.

Próximas resenhas, Quebra de Confiança e Alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário