quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Leitura assegurada: cuidado com vírus em ebooks



 Texto do meu caro amigo do TENERDIFICANDO

Muita gente já aderiu e está acostumado com o novo hábito de ler em Smartfones ou em aparelhos como o Kindle. Eu, como vocês podem ver nesse meu blog onde escrevo resenhas de tecnologia, já aderi a novidade. Mas já tive alguns problemas e gostaria de alertar outros leitores digitais: cuidado com vírus em e-books e aplicativos!

A literatura passa uma segurança muito grande e nunca tinha parado para pensar nesse tipo de coisa. Dessa forma, eu fui notando meu aparelho ficando mais lento, até que comecei a tomar providências e passei esse antivírus para tentar consertar, mas nem deu certo. Precisei passar vários anti-spywares antes de conseguir fazer o Kindle voltar a normal.

É necessário ficar atento para outras dicas básicas. Os arquivos de e-books estão formatados normalmente em PDF, AZW, MOBI, PRC ou EPUB. Fique sempre atento a arquivos .exe ou com extensões alteradas, por exemplo exe.234 ou algo do tipo.

Programas do tipo P2P, como o eMule ou BitTorrent são uma porta de fácil acesso para os malwares também, evite-os. Outra forma fácil de contaminar aparelhos como o Kindle é procurar por arquivos gratuitos de fontes duvidosas. O mesmo vale para aplicativos. Às vezes vale a pena gastar um pouco (são poucos os download pagos com valor alto) e garantir a segurança e a durabilidade do seu aparelho.


E vale sempre dizer, embora seja chato: os valores de arquivos para leitura digital são bem mais em conta e você não infringirá direitos autorais. Se você é um amante da literatura como eu, certamente vai entender a importância de promover nossos autores preferidos, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário