sábado, 12 de julho de 2014

Editora Seguinte [RESENHA MÚLTIPLA #94,95,96 e 97°] A seleção, A elite, A escolha e Contos da Seleção.

A seleção - INTRODUÇÃO DE RESENHA MÚLTIPLA - Eu literalmente devorei esse livro em uma noite. Comecei lá pelo finzinho da tarde, seis, sete horas e fui terminar (sim, eu olhei!) eram 00:09! Como eu GOSTEI muito do livro, eu vou fazer uma resenha detalhada. Essa é a primeira resenha Múltipla do Leitura ao cubo. E eu vou dar bastante spoiler, porque eu quero que essa resenha seja para QUEM LEU O LIVRO e quem não leu o livro. Por isso no final da resenha eu vou dar alguns motivos para se ler o livro, não sei quantos no momento, pois estou fazendo a resenha de acordo com o que eu vou lendo. Como são 4 livros, leio um, venho e escrevo. No final, dou os motivos porque a serie é boa.


RESENHA - A SELEÇÃO #94

Bom galerinha, eu tinha esse livro há bastante tempo na minha estante e já estava criando teias(no modo figurativo, claro) na estante. Então eu peguei ele para ler num feriadão, e não consegui. Acho que não estava tão conexa com a leitura como deveria estar. Na verdade eu não li nada. É coo se existisse uma trava literária para QUALQUER LIVRO. Deixou que passou alguns dias desse feriado, eu estava morta e peguei um livro que eu tinha que ler, mas não estava muito afim de ler esse estilo, por isso, eu procurei algo na minha estante que eu achava que a leitura era fácil e rápida, e que me desconectasse totalmente, para que eu pudesse encarar este livro.
Por acaso, escolhi um livrinho azul com uma ruiva na lombada, que já estava ficando deprimido por não ser lido. Foi ai então, que a mágica aconteceu! Inicialmente eu odiei a INTRODUÇÃO, achei muito detalhista sem sentido, mas como eu tinha visto MUITO, mas MUITO spoiler, eu sabia que poderia ser interessante. Eu já sábia o LIVRO TODINHO DE SPOILER, e apesar disso, eu gostei. Marquei todas as frases para vocês da qual eu tinha lido em outros cantos, em eventos, em páginas do facebook, então qualquer frase que eu colocar aqui, não ache UM TREMENDO SPOILER, eu não sou a causadora do mesmo. RISOS. 
Illéa, uma monarquia onde é dividido em castas. Geralmente do 1 ao 3 são as pessoas com mais condições de vida e do 4 ao 8 vai caindo, em termos, financeiros, educação etc.
De certa forma, isso me lembrou um pouco jogos vorazes, do qual  não é dividido em castas, e nem é uma monarquia, mas o que você tem e o que você faz é separado por classes sociais. Isso seria bem distópico. Mas não só tem distopia, mas como utopia, romance, um tico quase de nada de ação, aventura romântica.
Vocês acham que eu devo estar pirando por juntar tudo isso em um livro só. Na minha humilde opinião, as duas series tem um pouco em comum, apesar de Jogos Vorazes, ser bem mais forte o tema tratado que seria o governo tentando manipular os distritos, enquanto aqui em A seleção, pelos menos no inicio dela, eles não estão cientes que as pessoas passam fome do 4 ao 8, e no rumo do livro, vemos o choque que isso vai causar A seleção.  MAS PARA AI, Rebeca, você não está falando mais nada com nada, dá pra contar a história do livro antes de sair atropelando tudo com essa sua afobação para querer contar tudo e não contar nada. RISOS kkk.
America, é uma cinco, ou seja está uma escada abaixo do quatro e tem dificuldades, como sua casta é a responsável, pelas artes em geral, a familia dela, faz o que dá para sobreviver, quadros, pinturas, musicas, escultura... America tem uma paixão por um SEIS, os seis são para servir. É quase contra a lei se casar/apaixonar com alguém de uma casta inferior, sem falar nas dificuldades que são impostas para caso queiram seguir em frente, e é claro... a mulher que se casar com um cara de uma casta menor, será de uma casta menor. Toda semana, uma vez nela, ela foge de meia noite para a casa da arvore com resto de comida para alimentar seu amor da casta inferior. Aspen, lá eles trocam beijos mas nada mais que isso, eles poderiam ser sentenciados a morte. Como existe toque de recolher, eles se encontram escondidos. Podemos ver que há uma paixão sem igual. Até que A seleção intervem, Aspen pede para que America participe, pois, ele não queria se sentir culpado que poderia ter sido ela... ela se inscreve e tal, mas antes faz um acordo com a mãe que se ela se inscrever ela poderá trabalhar e ter seu dinheiro, é claro não se esquecendo de ajudar a família. Com isso, America prepara um jantar com o dinheiro que ela ganhou para Aspen, e ele se irrita, pois é ele que tem que paparicar, e tal... ai eu comecei a não gostar mais dele com essa sua atitude machista. Ele termina com ela. Ela é chamada para seleção... e parece que seu mundo desmorona.
A primeira coisa que eu  marquei no livro, FOI A MINHA PRIMEIRA GARGALHADA ALTA.
''-Não é exatamente uma regra, mas seria imprudente não seguir. Quando o príncipe Maxon convidá-la para fazer alguma coisa, a senhorita não deve recusar. Não importa o quê: Jantar, sair, beijar, mais que beijar, qualquer coisa. Não o dispense.
-Como?''

A seleção é assim, são 35 garotas que dizem ser escolhidas aleatoriamente para participar de uma escolha do príncipe para quem será sua princesa... Até eliminar e indo indo indo.. e restar a elite. Que no caso eram para ser 3 e acabam sendo 6.
Não vou explicar as transformações e coisas e tal, porque é mais legal quando se é lido, e eu não vou estragar a magia da coisa. 

Chegando no palácio, America sempre mostra um pouco de desdém por Maxon, que depois vai reduzindo. Eles fazem um acordo, America pede para ficar uma semana, e ela seria amiga de Maxon, e contaria sobre as meninas para ele (EU SOU TEAM MAXON COM ORGULHO) Até então a amizade começa a florescer, e Maxon demonstra estar apaixonado por ela, percebi isso várias vezes, mas tem uma frase que realmente me toca.

''- Você diz que está aqui por engano. Isso me faz supor que não quer ficar. Há alguma possibilidade de nutrir qualquer tipo de... sentimento amoroso por mim?''


AI MEU CORAÇÃO t.t

Não leva muito tempo para o Maxon dispensar garotas, eliminando OITO, de um dia para uma noite. :OOOOOO página 148.

Acho que a cena mais tipica está na pagina 151, quando America diz que a torta está tão gostosa que ela seria capaz de chorar. No evento que fui, as pessoas tinham que atuar, foi divertido, e o spoiller enorme. Eu ia escrever aqui, mas pelo número da página, corram lá para se divertir kkk.


Eu só tenho mais 4 marcações para vocês, não chorem, a resenha sobre a seleção pode estar no fim, mas estamos apenas no meio dessa jornada.

O próximo marcador é quando Maxon, mesmo ganhando a aposta sobre a irmã de America chorar em relação a torta, e dá o que ela queria, as calças, foi algo muito lindo e marcante também.

America não é do tipo menina chiliquenta, e não é uma personagem enjoada, o que eu mais gostei nela, é que a casta são apenas números, diga de passagem, completamente irrelevantes... Ela é simples e gosta de ser simples, mas um ponto bem irritante é que tudo que ela fazia simples, ela tinha que se lembrar que não estava ali para vencer mesmo, ORA, para que ficar se auto afirmando o tempo todo, você é o que você é,  você é o que você faz e ponto. Mas fora isso, o amor que ela tinha pelas suas criadas, que de longe as tratavam como tal, era o mais lindo.

Quando eu disse que tinha ação no livro, me referia aos ataques dos nortistas e dos sulistas, em um desses ataques uma de suas criadas quase fora estuprada, e com isso, com todo esse ataque, ela criou um pânico de quando eles acontecem. O que na seleção está bem mais frequente, é por esse motivo que Maxon passa de 3 para 6 na Elite, para não demorar tanto, ele antecipou a elite mesmo diminuindo os números.

E é por isso que essa garota, foi uma personagem tão amada para mim, não simplesmente por ser a protagonista do livro, mas pelo carácter e uma coisa que me conquista, é isso.

Por último tenho uma marcação da quase eu me derreti, ''Sim, Maxon - Sussurrei. - é possível '' página 279.
Quando ele pergunta se é possível que ela se apaixone por ele.
Ai vem o @#$%$¨%$¨%$¨$ do Aspen, aparece e estraga tudo '-' Fiquei revoltada, na boa '-'
 na boinha mesmo '-' indignada.
Antes que eu comece a espernear por isso, o que seria uma coisa não tão bonita de se ver... vamos falar da parte que eu ri.
Quando uma de suas criadas lhe trazem pela primeira vez um vestido mais elaborado que geralmente ela usa, na tonalidade vermelha, pois, se ouve boatos que todas as garotas vestiram azul, porque America usava azul, e porque o principe gostava mais de America, e todas as garotas usam azul, nas diferentes tonalidades mas com aquele padrão, Até a idiota da Celeste querer tomar seu vestido. Enfim, foi muiiiiiiiiito divertido.
Cara é a primeira resenha, e ainda faltam  +3 nessa daqui. A resenha ficará enorme, e peço logo desculpas. Mas é tão fácil e divertido falar sobre que poderia passar horas infinitas.

RESENHA - A  ELITE #95

GENTE, LEITORES, CARAS, SENHORAS, SENHORES...

Como não dá para fugir 100% dos compromissos pela manhã, do dia seguinte ao termino de a seleção. São 20:13 do dia 27 de junho de 2014, e eu terminei A elite. Menos de 24horas. Eu me prendi tanto a esse livro, que não coloquei se quer uma marcaçãozinha, nenhuma, sério, sérião.
Foi um choque para mim. Como não existe tanto spoiler de A elite como de A seleção ele me surpreendeu, diga-se de passagem que me fascinei bem mais com ele.

 PRIMEIRA COISA QUE EU GOSTARIA DE DIZER, ASPEN, EU TE ODEIO, E NÃO QUERO QUE VOCÊ TIRE O FOCO DE AMERICA, E SEGUNDA: MAXON, CASA LOGO! ARGH
Estou tão perplexa que nem consigo escrever. A America passou a ser tão irritante, ''ah mas ele não deve me querer'' ''Aspen X Maxon'' '' eu vou ser uma boa rainha''
Inumeras duvidas rondam America,

A Elite tem mais ação em termos de ataques entre nortistas e sulistas, até chega imaginar que seria uma disputa tremenda. E quando America meio que provoca o rei, na cena de querer eliminar as castas eu lembro da Katniss, falando para o Peeta, '' sou eu não você, então eu vou depois de você'' e sem querer ameaçar, mas acaba ameaçando o Snow. (sim eu não consigo não parar de comprar Jogos Vorazes com A seleção, mesmo sabendo que os temas abordados são quase distintos, porém em minha opinião tem uma base enorme, vou até pesquisar depois, se a Kiera tinha alguma admiração pela Suzanne, e gostava da trilogia) Já no caso da America, ela não queria confrontar o rei de certa forma, ela queria atingir o Maxon, depois da cena entre ele e Celeste. E meio que ali, ela estragou com tudo. Era mais uma guerra de poder entre duas garotas, como se elas brincassem com o mundo lá fora. É claro que não houve essa intenção propriamente dita, apenas avaliando psicologicamente, não que eu seja graduada e mestrada para isso.
Depois de tudo, eu gostei de ver o Maxon reagindo com todas as birras de America, se lembra que eu disse que ela não era chiliquenta, CARA NESSE LIVRO ELA SURTA COM TUDO... E isso distância quem seria perfeito para ela. Me quebrou o coração na hora que a camisa de Maxon estava toda ensanguentada. Enfim, você espera que esse livro pelo decorrer dele, seja A esperança, que seja o confronto, o pega para capa, onde explore a distopia. Só que não! Isso me decepcionou muito, tivemos A seleção, a introdução perfeita, onde ela poderia explorar tudo que planejou, mas a autora não fez, ela explorou um triangulo amoroso. Que foi nada mais nada menos que um ponto irritante.

Minhas expectativas para o próximo livro?
  • Aspen, saí do palácio..
  • America casa com Maxon.
  • America com Maxon, governe com soberania tirando o pai da jogada para um lugar bem longe.
  • Acabem com as Castas
  • E tantas outras coisas que se interliguem.
 A escolha.

SOBRE AS MINHAS EXPECTATIVAS.
1- Aspen não saí do palácio, mas ele fica dócil e suportável.
2- YYYYUPI, America casa com Maxon, e tem tantas reviravoltas que me deixa enjoada.
3- Ui, área perigosa.. lembrando que não tem como não ter spoiler, é o 3° livro. No geral, se você ainda não leu, aguarde para o próximo livro da trilogia.

Os Rebeldes acabam matando o pai e mãe, poxa, a mãe não poderia ter ficado viva?
Assim, pelo menos Maxon não teve que sujar as mãos (só a autora, risos).
4- Previsível o livro até agora não? pufs, precisa dizer que as castas se vão?
5- Apesar de adorar que essas expectativas sejam atingidas, não podia acontecer tudo isso no segundo livro? '-'
CARA, QUE ENROLAÇÃO DE MAXON, ASPEN, TRIÂNGULO AMOROSO, CHORO.
puts, podia ser algo mais legalzinho né?
Sinto que faltou algo.
Eu não quero nem me alongar na resenha desse livro, até porque a resenha ficou enorme e eu tenho que dar um pitaco pelo menos em Contos da seleção.

No geral, Eu adorei A seleção, gostei de A elite, e tanto faz A escolha, (com tanto faz, eu digo, legal, as coisas obvias que eu queria que acontecesse, aconteceu. Mas justamente por isso, faltou algo mais, algo inesperado, e não tô falando da morte da rainha). Então na minha opinião a trilogia caiu, de 5 cubinhos para 4 cubinhos para 3 cubinhos.

Contos da Seleção
O príncipe,
Eu simplesmente amei, e fiquei na vontade de ler mais, por isso leva 5 cubinhos.
No geral, o conto é a versão do Maxon em A seleção , basicamente quando ele encontra America da primeira vez, e uma outra parte do livro.
Gostei de saber disso na opinião dele... Mas eu queria ver a opinião dele quando America disse que falaram para ela aceitar tudo que o príncipe .. ''-Não é exatamente uma regra, mas seria imprudente não seguir. Quando o príncipe Maxon convidá-la para fazer alguma coisa, a senhorita não deve recusar. Não importa o quê: Jantar, sair, beijar, mais que beijar, qualquer coisa. Não o dispense.
-Como?''


O guarda -
Comecei a ler, mas eu não tive um pingo de paciência para continuar, é, eu pela primeira vez abandonei uma leitura pelo meio. Cara, eu não suporto o Aspen.

Trecho de A escolha -

Eu não li, porque eu já tinha lido A escolha!

EXTRAS -

Depois de ler a parte do príncipe, essa foi minha segunda parte favorita do livro.
Encontramos Playlist para cada momento, árvore genealógica, informação sobre quem ficaria em cada Casta, entrevista com a Kiera.

No geral eu gostei.
Mas não acho que meus R$29,00 reais não tenham sido muito aproveitados nisso, o livro é quase do tamanho de A escolha, e trás pouca coisa. Então, poderia ter sido melhor. (ou mais barato).

Apesar de tudo, eu adorei a capa. Apesar do olho da America ser verde... ao invés de azul.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário