segunda-feira, 21 de julho de 2014

Geração E-reader! Dúvidas e perguntas frequentes. Preciso deixar de amar os livros físicos?

  


Hoje em dia é notável o quando os jovens gostam dos livros físicos. De poder cheirar, colecionar e mostrar aos amigos sua notável estante e cada medalha que conquistou com aquele livro.  De acordo com uma matéria publicada na Globo  as editoras tem vendido muito mais livros. Como por exemplo, a tiragem comum de um livro chegava a 3 mil, e agora alguns livros como explícitos na matéria chegaram de 50 mil, e o mais famoso deles, A culpa é das estrelas, publicada pela editora Intrínseca, chegou ao marco de 1,5 milhões de exemplares, só aqui no Brasil! É incrível não é? Conseguimos mudar muitas coisas, e a leitura é uma delas. Creio que o IBGE já pode realizar uma nova pesquisa para confirmar que não lemos mais tão pouco como se foi descrito!  
  O mais fantástico disso, é que as vezes não conseguimos preencher alguns dias da semanas com livros físicos, seja porque não cabe mais na estante, seja porque não tem o dinheiro necessário para comprar um livro físico, até porque as vezes (apesar de o preço ainda ser bem salgadinho) é bem mais barato. Por exemplo, já comprei livros de dois reais online! Ou o pior de tudo, temos um vício insano de comprar naquelas promoções da internet mas temos que esperar chegar, as vezes uma semana, duas! Dependendo da localidade!
 Ou também deixamos de ler pelo simples fato de que o livro é pesado demais e não podemos por numa mala de viagem pois vai exceder o peso da bagagem.

   São vários N's que fazem que os E-readers revolucionem nosso modo, e a quantidade que lemos. Mas será que é preciso deixar de amar os livros físicos?

  Eu sinceramente tenho um e-reader, e sou fanática por livros, sou fanática por comprar livros com quase 80 porcento de desconto nas livrarias online, isso faz crescer seu acervo, mas você fica com tanto livro que as vezes até é difícil escolher por qual vai começar. Exemplo disso na BlackFriday de 2013 eu consegui comprar As bruma de Avalon, os quatro livros, sim OS QUATRO, por R$5,35 centavos.

   Porém não é todo mundo que consegue comprar, pois seja que os pais não confiem em compra da Internet e tudo mais. Entretanto, aquelas pessoas que não compram com o olho, costumam comprar devagar, de dois a três livros.
Terminam em uma semana, ficam sedentas por mais e mais livros, as vezes não podem comprar, tem que esperar para o próximo mês, ou simplesmente pode, mas tem o tempo da entrega dos livros.

 Mas Rebeca, e o que isso tem a ver com o E-reader, calma, vou chegar AGORA neste ponto.


 O Kobo tem a memória expansiva enquanto o Kindle não, mas no Kindle cabem mil livros, você não vai ter a necessidade de mil livros de uma vez só! 
 Uma vantagem do Kindle/Kobo, é que cabem bastante livros, enquanto sua estante poderá não caber tantos (como a minha, acho que vou ter que me mudar rsrsrs. brincadeira!). Um segundo ponto é que a velocidade com que você lê o e-reader é sem comparação com o livro? pesquisas indicam que seria porque o espaço é reduzido e você não tem toda aquela area do livro para que seus olhos passem, eles simplesmente ficam em uma posição que quase você não desfoca do espaço que você está lendo, enquanto o livro, você anda os seus olhos bastante para completar uma página. Inclusive estão até criando um programa onde você lê 5x mais rápido pois é  mil palavras por minuto e o segredo disso é que é uma palavra passando rapidamente, e você não precisa mover os olhos para isso. 
 Então o e-reader tem essa vantagem, enquanto você leva um dia para ler um físico, você leva meio para ler um e-reader! 
 Outro motivo, você não tem que esperar que ninguém entre o livro, você pode ler agora! Com isso as uma duas semanas que levava para o livro chegar, você lê 5, 6 livros! 

 Você não precisa deixar de amar os livros, mas já pensou não ter que carregar aquele seu Guerra dos tronos na mochila mas ler ele? Pensou que enquanto seu livro físico não chega você pode dar uma antecipadinha em outros livros pelo e-reader? Ou você quer ler mais livros do que consegue? 

 Como disse, e repito: você não precisa deixar de amar os livros físicos, podendo intercalar entre um livro fisico e um livro digital. Digamos que você leia um livro em 5 horas, quando você acabar você pode ler outro em duas horas e meia e ler DOIS LIVROS em um dia!  É bom né? principalmente para quem não tem tempo, que passa a maioria do tempo em onibus, em filas e etc! 

 Existe diferença mesmo entre ler um e-reader e um ipad/ computador?
Sim!
 Eles são pequenos e melhores para o transporte, com tinta digital que faz com que você tenha a mesma experiência do livro podendo ler inclusive ao sol, e há lançamentos de você ler enquanto não há luz! Mas isso eu não poderia fazer no meu ipad/computador? Até poderia mas a quantidade de luz que emanam é bem inferior a  um dos mesmos e isso cansa menos sua vista. 
O ipad/computador mandam muita luz, e faz com que você leia menos, se canse mais, e desista mais de ler!

Vale a pena ter?

Vale, se você tirar da sua cabeça que vai ter menos livros físicos se ler em e-book! Pelo contrário, você vai aumentar seu acervo literário na sua mente.

Então é isso espero ter esclarecido muitas dúvidas!!


Um comentário:

  1. Eu era um preconceituosa com os E-readers. Sempre fui uma amante de livros e odiadora de leituras digitais, mas a Rebeca conseguiu me convencer de um jeito tão firme, que me fez perceber como um E-reader só melhoraria minhas leituras.
    Comprar um Kindle é minha próxima coisa na lista de desejos de Natal! ^^

    ResponderExcluir