domingo, 2 de fevereiro de 2014

[RESENHA #77°] O pequeno príncipe

O PEQUENO PRÍNCIPE 
Antoine de Saint-Exupéry


Hey gente, não contei aqui aiiiiinda, mas to contando agora. Desde segunda-feira eu venho criando uma tag de ler 10 livros em 7 dias. But, foi muita correria e consegui ler 6 livros em 7 dias. Tsc tsc. Então, em breve lançarei uma brincadeira para todos os leitores do Leitura ao cubo participar.
Mas antes vou fazer a resenha dos 7 livros lidos, contato com o do título, e depois criarei mais uma postagem sobre a brincadeira.

Bem, eu já tinha lido esse livro quando eu era muuuuuuuito pequena, e quando cresci assisti vários dos desenhos/filmes feitos do livro. Mas relendo o livro eu adorei, porque eu extraí alguns ensinamentos de que muitos de vocês já ouviram falar, pois viraram meio que tags literárias por aí. Então essa resenha do livro, não será para relatar a história e sim falar um pouco de que cada ensinamento me deu, e o que eu consegui extrair dele. Por mais que tenham TAGS eu quero falar sobre o que eu extraí do livro.

1°  página 27 - ''Há milhões e milhões de anos que as flores produzem espinhos. Há milhões e milhões de anos que, apesar disso os carneiros a comem. E não será importante procurar saber por que elas perdem tanto tempo produzindo espinhos inúteis?[...]''

Acho que eu vejo essa frase, ou ensinamento de um jeito pouco provável.

Já imaginou quantas coisas frágeis criam um meio de se proteger?  Por exemplo, existem plantas que são venenosas, mas porque elas são venenosas? acho que se não fossem dessa forma, como elas iriam se proteger de outros bichos que poderiam acabar com ela facilmente?  Quantas vezes, nós, seres humanos criamos ''espinhos'' em nós mesmos para nos proteger de outra pessoa? criamos uma defesa.  Na minha humilde e limitada opinião, o que o pequeno príncipe queria mostrar era que, se as flores produzem espinhos é por uma razão de proteção, não seria necessário buscar saber, qual a proteção que elas buscam criando aqueles espinhos?

2° página 38 - ''Exato. é preciso exigir de cada um o que cada um pode dar - replicou o rei -  A autoridade se baseia na razão Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, todos se rebelarão. Eu tenho o direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis.''

Essa é minha lição favorita, pelo que eu saiba é uma lição que veio do meu avô para minha mãe, e a minha mãe repassa para mim hoje em dia, quando eu quero uma coisa que uma pessoa não pode dar.

Você pode obter o amor de uma pessoa que não tem amor nem para si próprio? Não, então logo vem, você não pode pedir o amor dela, por que se ela não tem nem para si dar, como ela poderá dar a outra pessoa?

3° página 66 - '' O que quer dizer ''cativar''?
- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. - Significa ''criar laços''. [...] Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros, eu não tenho necessidade de ti, como tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos a necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo.  E eu serei para ti única no mundo.''


Cativas-me? acho que essa é uma parte tão importante, porque ela poderia ser uma parte igual a outras, porém ela me cativou, e agora eu sinto a necessidade dela, e de aplicar. Criar laços. Criar novos amigos...
Não tenho muito acrescentar a não ser isso.


As demais coisas extraídas do livro, são as partes em que o autor no final se revela triste pela partida do pequeno príncipe, porém o segredo que ele lhe deixou foi tão doce,'' ao olhar ao céu e ver uma estrela a brilhar, você se lembrar de mim rindo, e isso te fará rir, e todos acharão que você é louco, e essa será nossa brincadeira''. Algo mais ou menos assim.

E é assim que eu lhes deixo meu segredo..
Toda vez que você pegar no livro do pequeno príncipe você saberá que a página 38 será importante para mim, assim que me cativares, sentirá a necessidade da página 66, terás necessidade do lindo e doce....
The Little Prince.

Nenhum comentário:

Postar um comentário