quinta-feira, 17 de abril de 2014

#2 Exilado dos livros, o "It" site para leitores compulsivos

O site Exilado dos Livros traz todo tipo de literatura para download gratuito. É organizado pelas "categorias dos livros" (romance, fantasia, ficção científica, terror, didático/técnico, antologias, aventura, biografia, crítica, clássicos/contos, drama, erótico, guerra, HQ, policial, poesia, religioso e RPG) e eu, como bibliotecária, tenho cá minhas observações, pois eles misturam gênero textual com temáticas e tipologias textuais. Traz também notícias, a exemplo da última sobre o uso do e-book. Particularmente gosto de uma traça e um cheirinho de bolor, mas vamos lá... a tecnologia taí para facilitar e, na verdade, o que importa é o conteúdo.

Mas o grande lance mesmo é que no Exilado dos Livros podemos encontrar literatura daquele tipo "pé-de-cobra": edições limitadas ou esgotadas. Os escritores da geração Beatnik, como Allen Ginsberg, John Fante, Jack Kerouac, William Borroughs, incluindo o outsider entre estes, meu preferiro, apesar de misógeno como o House da série homônima, Charles Bukowski. 


Atenção ao fazer a busca pois os artigos (o/a, os/as, por ex.) são exigidos. Também percebi que é preciso agir rápido: fiz o download do "O rei de Havana", do cubano devasso e surrealista Pedro Juan Gutiérrez (só para descer um pouco dos EUA) outro dia e não está mais disponível. Não me perguntem o porquê, talvez alguma questão autoral, mas é uma pena.
O site tem um design bem clean e ferramentas de busca super básicas, mas funciona, ahãm, e como funciona.

Aqui vai o link: http://livrosdoexilado.org/

por Adriana Buarque de Holanda

2 comentários:

  1. Esse site é incrível, sempre com os melhores livros e de boa qualidade. Eu visito quase todos os dias e sempre baixo algumas coisinhas que acho dificil encontrar por aí em livrarias/sebos/bibliotecas.

    Inté mais.
    Pedro S.
    De Cara Nas Letras

    ResponderExcluir
  2. Basta logar no site para ter acesso ;)

    ResponderExcluir