terça-feira, 14 de outubro de 2014

Editora Martins Fontes [Resenha #105°] Quem é você, Alasca?

QUEM É VOCÊ, ALASCA?
JOHN GREEN



Para quem ainda não leu este tão comentado livro vou fazer um breve resumo e contar minha experiencia para vocês.Tenho muito a falar, mas por incrível que pareça, elas resolveram correr da minha mente.
BUT, LET'S GO!

Miles é um menino que tem uma vida monótona, chata e sem amigos. Ele costuma guardar para si as palavras de muita gente famosa, as últimas palavras que a pessoa disse antes de morrer. Até que ele resolve mudar de vida e seguir o ''conselho'' de uma das suas frases favoritas.

'' Saio em busca de um grande talvez 

A partir daí, ele decide ir para antiga escola do seu pai Culver Creek. 
Chegando lá, Miles conhece o Coronel, e passa a ganhar um apelido chamado gordo, que nada mais é do que pura ironia já que ele é muito magro. Então começa a magia do livro por que Alasca, uma menina linda, simples de olhos claros e personalidade forte aparece em sua vida, e logo vira seu amor platônico, a história se desenrola nesse amor, o mais interessante do livro ´´e que ele começa colocando um dia antes, 167 dias antes e assim vai. Enquanto eu lia o livro eu só perguntava o porque daquilo, até chegar a explicação e começar um dia depois e assim vai.
Aqui nesse livro se desenrola uma história linda de amizade e axiologias (valores) e acrescento eu que esses valores foram a parte mais importante que o John Green colocou no livro, o valor de uma amizade, do respeito entre eles e tudo no geral.
Eu queria poder contar mais coisas do que acontece, mesmo que chega 100 dias antes, mas eu não posso, pois, antecipo o que acontece no dia.
Além dos valores, encontramos partes muito hilárias que nos fazem rir, a minha é essa abaixo, é a mais besta mas a minha favorita.



No geral, o livro é um bom passatempo, você lê em uma tarde se estiver disposto, é um romance triste, não é água com açúcar, mas tem sua importância. E agora eu posso dizer com toda a certeza, já que esse é meu segundo livro lido escrito pelo John Green, que Quem é você, Alasca tem caracteristica peculiar e unica, é diferente, tem uma dose a lá Nicholas Sparks, e até agora pelos que eu li, é o melhor.
Então, diferente de A culpa é das estrelas que levou 3 cubinhos, Quem é você, Alasca? leva 4, porque o John Green sabe escrever, sabe como fazer, mas é como se faltasse algo, pelo menos para mim. E espero encontrar isso, ou em Cidades de papel ou no Teorema. 

Ah, esse livro na foto, é a edição capa dura - hard cover - brasileira, feita pela Martins Fontes, e é perfeita. A edição brasileira segue o mesmo modelo de diagramação, a letra também é bem parecida, apesar de não saber se é a mesma fonte. E a capa, que em minha humilde opinião é mais bonita do que a capa original. Porque? Porque eu sei que eles passam o livro todinho fumando, fumam escondido, isso e aquilo outro, mas a flor trás a essência e o mistério do livro, então, meu voto é que a capa com a margarida combina muito mais.

Beijos e abraços Rebeca Vasques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário